quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA NOVA CONCEPÇÃO DE ENSINO


Primeiramente se faz necessário conceituar o que é pedagogia de projetos, para que possamos entender a sua importância e contribuição para a formação de cidadãos autônomos, reflexivos e participativos na sociedade em que estão inseridos. Pedagogia de projeto portanto é uma metodologia de trabalho educacional que objetiva a construção de conhecimentos, com metas pré-definadas e construídas de forma coletiva entre educandos e educadores.
Entre as muitas possibilidades, o projeto surge como um instrumento que pode viabilizar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos considerados tradicionais de forma tal que o faça parecer atraente aos olhos dos educandos,promovendo situações reais que possibilitem ao educando um posicionamento crítico, responsável e autônomo.
Um dos objetivos dos projetos é gerar questionamentos, problematizações, análise, e soluções, se utilizando do que o educando aprendeu com as disciplinas e com o seu próprio contexto social. O trabalho com projetos na atualidade dá ênfase a interdisciplinaridade.

Sabendo-se que o trabalho com projetos viabiliza e potencializa o desenvolvimento dos educandos, por que ainda nos dias de hoje há tanta resistência por parte das escolas e professores em se trabalhar com os mesmos: comodidade ou  os professores não se sentem preparados ou mesmos capacitados para tralhar com eles?

11 comentários:

  1. Acredito que a resistência seja por falta de preparação, até mesmo porque na graduação não focamos muito o trabalho com projetos, é um projetinho aqui e outro ali. Então, como vamos trabalhar com uma coisa que não dominamos?

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  2. tenho certeza que a falta de plática em relação a construção de projetos deixa muito a desejá.
    Torna-se, assim necessário a criação que favoreça condiçõe básica para que possamos não ter tanta ressistência.O melhor é aplicar só o que dominamos assim teremos segurança no que estamos fazendo pois conhecemos.

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  3. Naty, acredito que a resistência venha pelo fato dos professores não esta preparados ou capacitados para trabalhar com projeto, e se tratando de escola publica que é nossa realidade as vezes preparo e as vezes comodidade dependa da escola, do ano de profissão dos profissionais da educação entre outros fatores.

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  4. Acredito que além da comodidade e da própria insegurança por parte dos docentes, exista também a falta de interesse das escolas para viabilizar estes projetos.Visto que,o pleno desenvolvimento destes educandos poderão ocasionar mudanças atitudinais temidas pelas instituições.Ou seja,quanto mais "corpos dóceis",melhor para as instituições. Resta aos docentes persistir!

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  5. Bem, acredito que a união dessas duas questões tornem os trabalhos com projetos, muitas vezes inviavéis para o âmbito as quais estão propostas. Além do mais escolas costumam acomodar-se com "o que da certo", diante disso para que mudar? Elas acabam não capacitando nem incentivando a capacitação de seus professores, gerando um potencial de insegurança contagiante.
    Daí a preocupação de como vamos estabelecer uma meta para novas experiencia com tantos obstaculos a começar na propria escola!

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  6. Conhecimento, força de vontade, motivação, acesibilidade esses são alguns fatores que ainda existem para que as coisas nas escolas não aconteçam.

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  7. Acredito que alguns professores não o fazem por falta de incentivo da coordenação, da equipe gestora e fica nessa de um esperar pelo outro. Algumas vezes quando ele próprio toma iniciativa é desistimulado pelos seus pares ou não consegue apoio da equipe gestora o que dificulta o trabalho, então acaba deixando de lado seus propósitos.

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  8. O trabalho com projetos possibilita o aprofundamento em um conteúdo escolhido que deve constituir significado para o educando, de forma que a aprendizagem atenda a suas necessidades. Por isso, os professores precisam de mais empenho para o trabalho com projetos. Pode ser mais trabalhoso, mas os resultados compensam.

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  9. Bem, percebo que a resistência em se trabalhar com projetos tem vários fatores: primeiro porque temos uma grade curricular, segundo por demandar muita pesquisa e trabalho em equipe, terceiro por necessitar de um centro em comum a todos os envolvidos de forma interdisciplinar que una os conteúdos. Tudo isso junto foge da rotina e sempre gera insegurança. Na execução de um projeto faz-se necessário muito planejamento e trabalho em equipe e o que percebemos na atual realidade educacional é uma desmotivação baseada no conteúdo, e isso por si só descaracteriza a pedagogia de projetos. Enfim, cabe-nos como futuros educadores termos no projeto sempre uma possibilidade de realização, um querer que orienta e dá sentido às ações que se realizam com intenção de transformar a atual estagnação em uma meta de autonomia intelectual. Avante!!!

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  10. A resistencia ou insegurança pelo "Novo" acontece quando existem o despreparo ou a falta de oportunidade gerado pela desmotivação e aceitação da coordenação ,Mas acredito que a pedagogia de projetos possa favorecer e incentivar o aprendizado com mudanças positivas e inovadoras

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  11. Olá Nal,

    Bem, penso que o que mais dificulta este tipo de trabalho seja exatamente o trabalho. Não acredito que seja apenas por falta de vontade, comodidade... Nós bem sabemos que, muitos dos professores precisam ter mais de um trabalho. E aí, como fica o tempo para se dedicar as pesquisas, aos projetos...? É bem mais fácil fazer o que todo mundo faz! É complicado!
    Enfim, esta é uma questão que demanda muitas outras.

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